Colchão de Mola Ensacada é Bom?

Atualizado em

Os colchões de mola ensacada são uma ótima escolha, apesar do preço um pouco mais elevado. Mas será que são a melhor opção para você?

Mulher agachada checa colchão de molas ensacadas em uma loja.

Nós recebemos essa pergunta praticamente todos os dias!

Neste artigo vou explicar porque acho que o colchão de mola ensacada é bom e te contar as principais vantagens dele. Assim você vai conseguir decidir se ele é a escolha certa pra você.

O que são molas ensacadas?

As molas ensacadas (ou molas pocket) são normalmente feitas de aço temperado, uma matéria-prima de alta durabilidade que aumenta a vida útil do produto. Essas molas são ensacadas uma a uma, usando um material parecido com um tecido, o TNT.

Três molas ensacadas e um mola pocket for do saco.

Com essa cobertura, a mola não fica diretamente em contato direto com outros componentes do colchão e, principalmente, com outras molas. Isso evita os barulhos e rangidos, muito comuns nos colchões mais antigos.

Recorte do interior de um colchão de molas ensacadas, mostrando o posicionamento das mesmas.

Por que colchão de mola ensacada é bom?

Tem maior durabilidade

Os colchões de molas ensacadas são extremamente duráveis! Como as molas normalmente são feitas um material de alta qualidade, elas mantêm a sua resistência durante muito mais tempo do que os colchões de espuma.

Molas ensacadas sendo pressionadas manualmente por uma mão feminina

Dependendo do fabricante e da qualidade do material que ele usa, um colchão de molas ensacadas pode durar até o dobro do tempo de um colchão convencional. Com isso você tem um custo-benefício superior, mesmo que tenha que pagar um pouco a mais por isso.

Dica do editor: sempre use uma capa protetora em seu colchão. É uma forma de você prolongar a vida útil do produto, além de proteger contra ácaros e umidade. 

É mais macio

Se você prefere colchões mais macios, vai adorar os colchões de mola ensacada. Essas molas são mais flexíveis do que as antigas bonnel e entregam mais conforto do que a maioria dos colchões de espuma.

Colchão com pillow top macio e quatro travesseiros brancos.

Para ter ainda mais maciez, escolha um modelo que venha com pillow top. Essa camada adicional de espuma trará mais conforto e suavidade para as suas noites de sono.

Dica do editor: se você prefere colchões mais firmes, alguns fabricantes como a ZipFlex estão produzindo colchões com molas ensacadas fixadas acima de uma camada de espuma resistente, proporcionando mais firmeza ao deitar.

Mantém sua coluna alinhada

Antigamente, as pessoas acreditavam que colchões mais rígidos eram melhores para a coluna, mas isso já foi completamente desmistificado. Como as molas ensacadas são fixadas uma a uma, esses colchões conseguem se adaptar perfeitamente à curvatura do seu corpo.

Mulher deitada de lado em um colchão de molas ensacadas, com recorte mostrando o interior do colchão

Isso acontece porque cada mola reage individualmente à pressão aplicada, garantindo que cada parte do seu corpo receba o nível de suporte adequado para manter a sua postura reta. Por conta disso, o colchão de mola ensacada é bom para coluna. [1]

Alguns modelos são ainda mais inteligentes, usando molas mais firmes no meio do colchão, para sustentar melhor o peso dos quadris e do tronco, sem diminuir a maciez para os ombros e pernas.

Colchão de molas pocket com dois tipos de molas de cores e resistências diferentes.

É perfeito para casais

Você dorme com alguém que se mexe muito e isso te incomoda? Nos colchões de molejo ensacado as molas são fixadas de forma independente. Dessa maneira os movimentos são absorvidos de maneira individual e não são sentidos pelo parceiro ao lado.

Casal deitado na cama com mulher apoiando cabeça no peito do homem

Você se lembra daquelas propagandas com alguém colocando uma taça de vinho de um lado do colchão e depois pulando do outro, sem derramar uma gota? Esses são os colchões de molas ensacadas!

Dica do editor: para casais de pesos muito diferentes, os colchões de mola ensacada são uma ótima escolha. O molejo independente garante que a firmeza do colchão no lado da pessoa mais leve não seja afetada pela pessoa mais pesada.

Mantém a temperatura agradável

Diferente dos colchões inteiriços de espuma, os colchões de molas pocket tem uma melhor circulação de ar no seu interior. Com isso, a temperatura na superfície do produto chega a ser até 28% menor, muito mais agradável ao contato do corpo. Essa característica é muito positiva num país tropical como o Brasil, principalmente no verão. [2]

Diagrama mostrando o fluxo de ar dentro de um colchão de molas ensacadas

Oura vantagem dessa circulação de ar melhorada é que isso evita que fungos se instalem no colchão, já que esses organismos gostam de locais mais úmidos.

Em resumo…

O colchão de mola ensacada é bom para quem prefere maior maciez e apresenta um ótimo custo-benefício mesmo com seu preço mais elevado, por conta da sua alta durabilidade.

Agora que você já sabe tudo sobre colchões de molas ensacadas, aproveite para conhecer nossas análises dos melhores colchões do mercado.

Índice