O Que São Molas Bonnel?

Atualizado em

Os colchões de molas bonnel estão entre os mais populares do mercado. Mas eles são a opção ideal para o seu quarto?

O que são molas bonnel?

Mesmo com opções mais modernas no mercado, os colchões de molas bonnel seguem nas listas de mais vendidos. Apesar disso, muita gente ainda não conhece bem o modelo.

Nesse artigo eu explico para você o que são molas bonnel e as principais vantagens e desvantagens desse tipo de colchão.

O que é mola bonnel?

As molas bonnel são uma tecnologia de molejo de colchão muito tradicional, com mais de 100 anos de história. Essas molas são produzidas com fios de aço de alta qualidade, em formato de ampulheta. Elas são entrelaçadas entre si e presas a uma estrutura metálica que certa todo o molejo.

Esquema mostrando um sistema de molas bonnel, com um mola destacada.

Apesar das molas serem bastante flexíveis, esse entrelaçamento ajuda a dar firmeza ao colchão. Isso é ótimo para quem não gosta de colchões muito macios. Outra vantagem é que esse molejo consegue suportar mais peso, o que é perfeito para pessoas um pouco mais pesadas.

Os colchões de molas bonnel normalmente possuem uma manta de espuma e um acabamento em tecido, para oferecer uma maciez adicional. O molejo é protegido por camadas de tecido, que mantém as molas no lugar certo e evitam o contato direto com a espuma.

Diagrama de colchão de molas bonnel

Modelos mais avançados podem possuir espumas diferenciadas, como a viscoelástica (a clássica “espuma da NASA”). Também é possível encontrar modelos com pillow top, para uma maciez extra.

Colchão de molas bonnel é bom?

Mesmo sendo uma tecnologia com mais de 100 anos de idade, os colchões de molas bonnel continuam sendo muito populares por entregarem um bom nível de conforto por um preço reduzido.

Homem agachado testando colchão em loja de colchões

Outra grande vantagem das molas bonnel é a durabilidade, pois elas não sofrem grandes deformações com o passar do tempo. Elas acabam ficando mais compactas e firmes, mas não prejudicam a qualidade do seu sono. Dependendo do modelo, seu colchão pode durar até 10 anos! [1]

Colchão de molas bonnel faz barulho?

Como as molas bonnel são entrelaçadas, o atrito entre elas produz um pouco de ruído quando você se movimenta na cama. Alguns modelos podem trazer revestimentos preparados acusticamente, com o intuito de diminuir esse problema. Claro, esse diferencial deixa esses produtos um pouco mais caros.

Homem na cama, tapando os ouvidos com os travesseiros enquanto ouve ruídos

Os colchões novos costumam ser bastante silenciosos, mas com o tempo é normal o ruído ficar mais perceptível. Para as pessoas de sono mais leve, isso pode se tornar um problema.

Dica do editor: se o seu colchão de molas bonnel faz barulho demais, provavelmente já passou da hora de substituir por um novo.

Colchão de molas bonnel é bom para casais?

Os colchões de molas bonnel normalmente são mais indicados para solteiros. Como o molejo é totalmente interligado, quando você se mexe de um lado do colchão, o movimento é sentido do outro. Isso pode causar incômodos e atrapalhar a noite de sono de quem dorme ao seu lado.

Mulher incomodada com marido se mexendo muito na cama

Esse problema é mais perceptível quando a diferença de peso do casal é grande (maior do que 20 kg). Caso o peso de vocês seja muito desigual, provavelmente esse modelo não é o melhor para você.

 

O que é melhor: mola bonnel ou ensacada?

Os colchões de molas ensacadas, também conhecidas como molas pocket, são feitos com uma tecnologia mais moderna. Neles as molas são ensacadas individualmente e fixadas uma a uma no colchão. 

Três molas ensacadas e um mola pocket for do saco.

Por serem individualizadas, as molas ensacadas são mais indicadas para casais, já que o movimento de um lado da cama não é transferido para o outro. Essa cobertura das molas também evita os ruídos de atrito do metal que ocorre nas molas bonnel.

Além disso, a ergonomia dos colchões de molas ensacadas também costuma ser melhor. Eles se adaptam melhor aos contornos do corpo e mantém a sua coluna mais reta durante a sua noite de sono. [1]

Comparativo entre molas bonnel e molas ensacadas

A principal vantagem do colchão de molas bonnel é o preço. Eles costumam ser pelo menos 30% mais baratos do que os colchões de molas ensacadas. E com a sua alta durabilidade, é uma ótima opção para quem procura um melhor custo-benefício.

Em resumo…

Mesmo sendo uma tecnologia antiga, o colchão de molas bonnel é bom para quem busca um bom nível de conforto sem precisar gastar muito. Entretanto, eles não são a melhor opção para casais com pesos muito diferentes.

Índice