Qual a Melhor Densidade de Colchão?

Atualizado em

Para saber qual a melhor densidade de colchão, você precisa do peso e altura aproximados de quem vai dormir no colchão. Com essas informações, é muito fácil!

Qual a melhor densidade de colchão?

Na hora de comprar um colchão, muitas pessoas ficam na dúvida de qual densidade de espuma escolher. Com termos técnicos como D33 e D45, que à primeira vista não significam nada, parece ser bem difícil encontrar a opção ideal.

Neste artigo, reuni as informações mais importantes sobre as densidades de colchão, para te ajudar a fazer a escolha certa. E para facilitar ainda mais, criei uma Calculadora de Densidade de Colchão gratuita para você.

Importante: esse artigo é sobre a densidade de colchões de espuma de poliuretano, os mais populares no mercado. Mas não se preocupe, fizemos uma seção especial sobre colchões de viscoelástico, látex e molas no final do artigo.

Vamos começar?

O que é densidade de colchão?

A densidade de um colchão está ligada com a quantidade de matéria-prima utilizada na hora de fabricar uma espuma. Ela indica quantos quilos de espuma cada metro cúbico do produto:

D

Significa “densidade”

28

28 kg de espuma por m³

Mas cuidado! Isso não quer dizer que um colchão D28 é feito para uma pessoa que pesa 28 kg. Essa densidade é apenas um termo usado pelo Inmetro para catalogar as espumas disponíveis no mercado.

Casal sorridente dormindo junto

Como escolher a densidade de colchão?

Para encontrar a densidade de colchão ideal, você precisa ter em mãos o peso e a altura aproximados de quem vai dormir sobre o colchão. Com esses dados você verificar a densidade correta em uma tabela de densidade de colchão ou usar nossa calculadora instantânea:

Calculadora de Densidade

Calculadora de Densidade
Quantas pessoas vão dormir no colchão?

Esta calculadora foi desenvolvida com base na tabela de biotipos do INER. Essa tabela de densidade de colchão é a principal referência usada pelo mercado de colchões:

Tabela oficial de biotipo do INER

Curiosidade: o INER — Instituto Nacional de Estudos do Repouso, é uma instituição sem fins lucrativos, fundada em 1984. Ele foi criado por alguns dos principais fabricantes do ramo, com o objetivo de organizar e regulamentar o mercado de colchões. 

Qual a densidade para um colchão de solteiro?

Mulher sorridente deitada sobre um colchão.

No caso de colchões de solteiro, você precisa apenas encontrar a coluna referente à sua altura e verificar a linha correspondente ao seu peso. Simples assim!

Qual a densidade para um colchão de casal?

No caso de colchões de casal, você precisa tomar alguns cuidados especiais. Como cada corpo tem as suas próprias características, é importante buscar uma densidade de colchão que seja confortável para ambos.

O INER indica que você use como referência a pessoa mais “densa” do casal. Para saber qual é a pessoa mais densa, você precisa dividir o peso de cada um pela altura e comparar os resultados. Depois disso, é só verificar a tabela usando os dados da pessoa mais densa.

Casal sorridente deitado sobre um colchão

Se preferir simplificar, você pode usar os dados da pessoa de maior peso. Mas essa não é a solução ideal, principalmente se houver uma grande diferença de altura entre as duas pessoas.

Meio complicado, né? Nesse caso, a melhor alternativa é usar a nossa Calculadora de Densidade, que faz esse cálculo automaticamente para você.

Dica do editor: quando casais com grande diferença de peso compram um colchão, a pessoa mais leve pode achar o colchão de densidade ideal  duro demais. Isso ocorre por o produto ser mais rígido, para suportar o peso do seu parceiro. Nesse caso, você pode optar por comprar um acessório chamado pillow top, que deixa o seu colchão mais macio.

Quais são as principais densidades de colchão?

Colchão D18

A densidade D18 normalmente é encontrada no mercado em colchões de berço. Ela oferece a firmeza ideal para bebês e crianças de até 3 anos.

Colchão D20

Os colchões D20 podem ser utilizados por crianças até os 9 ou 10 anos de idade. Em alguns casos muito especiais, como pessoas muito magras e altas, o colchão D20 também é indicado.  

Colchão D23

Um colchão D23 pode ser utilizado por crianças e adultos que pesem até 50 kg. Essa densidade também pode ser usada por pessoas de até 60 kg, desde que tenham mais do que 1,50 m de altura. 

Colchão D26

Os colchões D26 são indicados para pessoas com peso entre 50 e 60 kg, que medem até 1,70 m. Eles também podem ser utilizados por pessoas entre 60 e 70 kg, mas o ideal nesse caso é optar por um D28.

Colchão D28

Os modelos D28 são os mais populares do mercado, porque atendem a maior parcela da população. Eles são perfeitos para pessoas entre 60 e 70 kg e também são opção para quem pesa entre 70 e 80 kg e mede mais do que 1,60 m. Um colchão de densidade D28 também pode ser usado por quem pesa entre 80 e 90 kg e mede mais do que 1,70 m.

Colchão D33

Os colchões D33 também são bastante populares, por atender muitas faixas de biotipo. Eles são perfeitos para pessoas entre 70 e 80 kg de até 1,80 m de altura e para quem pesa entre 80 e 90 kg e mede até 1,90 m

Usuários que pesam entre 90 e 100 kg também podem utilizar, desde que meçam mais de 1,70 m. O colchão de densidade D33 também é a opção certa para quem é mais alto do que 1,90 m e pesa entre 100 e 120 kg.

Colchão D40

Essa densidade atende as pessoas que pesam entre 90 a 100 kg e medem até 1,70 m. Eles também atendem usuários entre 100 e 120 kg com mais do que 1,70 m de altura. O colchão D40 também é opção para quem pesa mais de 120 kg e mede mais de 1,80 m.

Colchão D45

Os colchões D45 são ideais para quem pesa mais do que 100 kg e mede até 1,70 m. Eles também são usados por pessoas de mais de 120 kg, principalmente até os 1,90 m de altura.

Colchão D60 ou mais

A faixa de colchões de espuma padrão D60 ou maiores (D70/D80/D90…) é bastante diferente dos outros. Ao invés de serem feitos com uma peça única espuma, eles são um aglomerado de pequenos pedaços de espuma colados entre si. Sim, é um produto feito com restos e rebarbas:

Três pedaços de espuma aglomerada empilhados

Esses colchões são de péssima qualidade, por isso não recomendamos para nenhum biotipo. Como a durabilidade dele é muito baixa, você pode até comprar barato, mas vai ter que comprar outro muito em breve.

Dica do editor: o único uso aceitável de espumas aglomeradas é na parte inferior de colchões de mola, já que ela serve apenas de suporte e não influencia na qualidade do seu sono.

Como é a densidade em outros tipos de colchão?

Como falamos no início, meu foco nesse artigo são os colchões de espuma de poliuretano, o tipo mais comum no mercado. Mas também separei algumas informações sobre outros tipos de colchão.

Colchão Ortopédico

Os colchões ortopédicos frequentemente são feitos com a mesma espuma dos outros colchões que citei nesse artigo, de poliuretano. Entretanto, existe uma diferença crucial: como eles possuem uma estrutura de madeira ou isopor para aumentar a sua firmeza, a quantidade de espuma usada é muito menor.

Recorte de um colchão ortopédico de madeira

Normalmente esses colchões possuem apenas uma camada de espuma fina de densidade D28, D33 ou D45, com espessura entre 3 e 8 cm. Por isso é muito importante saber se um colchão ortopédico é bom antes de comprar.

Colchão de Viscoelástico

Os colchões de viscoelástico, material conhecido como espuma da NASA, estão se tornando cada vez mais populares. Esse material tem a característica especial de se moldar aos contornos do seu corpo, oferecendo o suporte perfeito no seu sono.

Mão pressionando espuma de viscoelástico

Por conta dessa capacidade única, os colchões de viscoelástico costumam suportar uma grande variedade de biotipos. Nesse caso, recomendo que você verifique apenas a recomendação de peso máximo informada pelo fabricante.

Colchão de Látex

O látex é um material bem conhecido dos brasileiros. Retirado das seringueiras, ele é 100% natural e hipoalergênico. Por conta do material, os colchões de látex costumam ter mais densidade do que os de poliuretano. 

Bloco de espuma de látex sendo dobrado

Eles são frequentemente encontrados em densidades que variam entre D50 a D70. Podem ser mais ou menos macios, dependendo do fabricante. Como não existe uma tabela de biotipo específica para este material, a solução é conferir o peso máximo recomendado pelo fabricante.

Colchão de Molas

Os colchões de mola funcionam de maneira bastante diferente dos colchões de espuma. Por conta do molejo, ao invés de se testar a densidade, é testada a resistência das molas.

Interior de um colchão de molas bonnel

Nesse caso, é crucial verificar a recomendação de peso máximo do fabricante. Alguns sistemas são mais resistentes e conseguem suportar muito peso, enquanto outros atendem uma faixa menor de biotipos.

Durante a pesquisa, nosso especialista selecionou uma média das capacidades de peso por pessoa de cada tipo de molejo:

  • Colchão de Molas Bonnel: até 90/100 kg
  • Colchão de Molas TriPower: até 100 kg
  • Colchão de Molas Ensacadas (Pocket): até 90/110 kg
  • Colchão de Molas Superlastic: até 120/130 kg
  • Colchão de Molas LFK: até 140/150 kg 

Em resumo…

Saber qual a melhor densidade de colchão para o seu quarto não é difícil. Usando o peso e a altura de quem dormirá sobre o colchão, você encontra facilmente a densidade correta para o seu caso.

Agora que você já descobriu a densidade que procura, chegou a hora de conhecer os melhores colchões do mercado.

Índice